GOL Linhas Aéreas Inteligentes | Blog da GOL

 

Tem medo de voar? Confira algumas dicas!

Que o transporte aéreo é um dos mais seguros do mundo, todos sabem! O que nem todo mundo admite é que sente o famoso friozinho na barriga a cada decolagem ou pouso. Mas existem casos ainda mais críticos: pessoas que simplesmente não conseguem chegar perto de um avião. Para que vocês tenham uma ideia, pesquisas apontam que o medo de voar é uma fobia que atinge mais de 40% dos brasileiros!

Pensando nisso, a GOL abre suas portas para receber pessoas que resolveram tratar e superar esse medo! São os pacientes da Dra Elvira Gross que desenvolve um trabalho de orientação psicológica com técnicas para diminuir a ansiedade e treinar o pensamento. No fim do tratamento, o grupo tem a oportunidade de conversar com um piloto e técnico de manutenção da GOL e, em seguida, embarca em um de nossos voos.

Algumas dicas para vencer o medo de voar são:

* Não fique pensando no voo! Procure formas de se distrair como, por exemplo, ler uma revista/livro ou conversar com o passageiro ao lado.

* Um exercício simples de respiração pode ter grandes efeitos no controle da ansiedade. Inspire, prenda o ar e expire de forma que cada etapa tenha a duração de 4 segundos.

*Se o avião fizer uma curva e inclinar para um lado, olhe para a direção oposta.

    Gostaram das dicas? O SBT Repórter fez uma matéria especial mostrando o primeiro voo GOL pós tratamento de um dos grupos. Se não quiser ver o especial por completo, estamos no 4m45s do segundo vídeo!

    Vale lembrar que segurança é o principal valor organizacional da GOL e nosso Centro de Manutenção de Aeronaves, em Confins, é referência mundial nesse tema! Por meio dele, aprimoramos cada vez mais nossos serviços, garantindo que o meio de transporte mais seguro do mundo seja mais confiável ainda!

    Depois dessa, tá esperando o que para voar com a gente?! :D

    Voe GOL

    Tags: avião, dicas, GOL, medo

    Comentários

    1. Luciana

      Interessante as dicas! Acho que se nos antes da decolagem os pilotos fizessem uma presença na aeronave com os passageiros, muita gente ia se sentir mais confiante.
      Na maioria das vezes a gente só vê ele nas janelinhas da cabine, quando estamos entrando pelos tuneis.

    2. Mariana

      QUERO PROMOÇÃO BH-REC… SOCOOOOOOOORRO!!!

    3. Margareth Oliveira

      Estou fazendo terapia prá controlar o meu medo, pois toda vez que tenho que ir a MG ver a minha família, pego o carro e fao ida e volta (3.800 km), que além de cansativo, fica muito mais caro………….Torçam por mim!!!!!!!!

    4. marcela farjala

      nossa eu sou uma delas,,,, tive que voar e comprei uns 15 dias antes a passagem, nossa perdi 3k pois nao conseguia comer, ate para analista eu fui rsrsrsrsr nao teve jeito o medo ainda existe….querem me ajudar? aceito a terapia de vcss dia 19 de agosto vou de ssa para o rio de janeiro….

    5. Alessandra

      Boa sorte Margareth!!!!

    6. Maria

      muito

    7. passagens aereas

      Acho que todo medo é vencido quando enfrentamos ele! A medida que a pessoa vai voando ela vai perdendo o medo!

      Muito boas as dicas.

    8. Priscilla

      Mooorro de medo, tomo até remédio antes de embarcar, mas se eu quiser viajar ainda é o meio mais prático e rápido de se chegar. Uma terapia seria bem vinda. Vcs estão de parabéns pela iniciativa.

    9. waldir.groberio

      WALDIR.GROBERIO. TINHA MEDO, MEU TRABALHO ME OBRIGOU A PERDÊ-LO. Procurei em DEUS a resposta para minha fobia e curei-me. Hoje e sempre.

    10. huld.

      Eu conheço uma pessoa q morre de medo de voar e nao consegue controlar. Disse q trava e os queixos nao param de tremer. rs

    11. Lindinalva

      Que maravilha eu viajo para SP de 03 em 03 meses e nem sempre pego promoção e viajo sempre pela Gol, gostaria de ficar sempre por dentro das promoções, pois voar com a Gol é o mesmo é o mesmo vôo de pássaro.Adoroooooooo_Lindinalva

    12. Carlos Eduardo

      Sou um apaixonado por avião, mas só consigo viajar na asa do avião por dois motivos. 1º (principal) na asa do avião vc consegue ter uma referência do que e para aonde a aeronave está indo. 2º) Gosto de observar o procedimento realizado na decolagem e pouso. A dica mais importante é de fato não se preocupar com o vôo, e como já foi dito, olhar para o piloto inspira maior confiança, uma aitude que é vista na tam e infelizmente não adotada pela GOL. Voa viagem a todos… E nada de medo!!!!

    13. Aline

      Mais uma vez a Gol me surpreende! Nunca imaginei que pudessem ter esse tipo de procupação com cliente. Sou uma dessas pessoas que fica mais nervosa do que deveria e com certeza vou procurar ajuda. Ainda bem que voar Gol facilita a vida! =) Parabéns pela iniciativa!!!

    14. Guilherme

      Carlos, também gosto muito de aviões. Só que eu não gosto das asas porque o reservatório de combustível fica lá. Os aviões têm um sistema inteligente de consumo de combustível das duas asas na mesma quantidade para não desequilibrar.

    15. Givaldo Oliveira

      Marcela relaxa, voar é muito bom, leva um livro para vc ler durante a viagem, hoje mesmo cheguei de BH, se pudesse voltaria de novo hoje mesmo, voar é maravilhoso, aprendar a admirar e aproveitar a paisagem. http://www.youtube.com/watch?v=kSFd97Iccqs

    16. Adalberto Furgoz

      Tambem tenho medo de altura, devagar vou perdendo, estou começando soltando pipa.. =)

    17. misslau

      A Gol, através de sua Tripulação dispensa algum tipo de atenção ou atendimento especial para passageiros que, por ventura, passem mal com Síndrome do Pânico?

    18. Willians

      Eu quando criança sempre tive vontade de andar de avião, mas como minha mãe não suorta nem ver um na frente,nunca tive a oportunidade de andar. Esse ano tive que fazer uma viagem sozinho aos Eua, ou seja, ao todo mais de 15 horas no ar. Quando cheguei no aeroporto, fiquei com muito medo, eu olhava pra minha mãe e começava a dar aquele frio na barriga e medo. Vinham todos os piores pensamentos na minha cabeça, menos que eu iria chegar vivo em meu destino…rsrs
      Quando entrei no avião, vi que não era nada do que pensava, foi tudo tranquilo, inclusive dormir a metade do voo. Agora estou tentando convencer minha mãe a viajar de avião…kkkk (está dificil).

    19. golcomunicacao

      Olá, como vai?

      A tripulação não possui um treinamento específico para tratar estes casos, mas está apta a garantir total segurança dos passageiros. Para clientes que sofrem de síndrome do pânico, é recomendado procurar um médico antes da viagem para garantir o bem-estar durante o voo.

      Um forte abraço e obrigado por nos procurar ; )

    20. Sul

      Quando eu era jovem fui comissária de voo da Varig por 5 anos e não tinha medo algum.
      Adorava voar.
      Hoje tenho verdadeiro pavor…Tenho voado algumas vezes por absoluta necessidade mas acho horrivel e pretendo não voar mais !

    21. Raimundo Neto

      Eu amo voar de avião.. É muito bom.
      Para quer ter medo, se o avião é um dos transportes mais seguro do mundo.

    22. Ruth Morais

      Concordo com o comentário de Luciana, se o Comandante nos cumprimentasse pessoalmente, daria um pouco mais de confiança pros medrosos,

      Uma empresa de transporte, aqui em minha cidade, utiliza este gesto, o Motorista apresenta-se, cumprimenta os passageiros, lembra colocar o cinto de segurança e nos deseja uma boa viagem.

      Não tenho medo de voar, confio em Deus e nos profissionais que pilotam o avião, mesmo quando entra em área de turbulência, mantenho a calma, pois desde 1982 viajo mais de uma vez por ano e graças a Deus nunca tive sequer um susto.

      Parabéns pela iniciativa de colocar este artigo, encorajando as pessoas que têm medo…

    23. Guilherme Vital

      Ótima iniciativa! Realmente muitos tem medos e isso impacta diretamente em evitar a compra de passagens…

    24. wellington

      verifica se vai ter promoção de são paulo (GRU) pra manaus no mes dos dias das mães

    25. Luiz

      se eu pudesse ir comprar pão de avião eu iria

    26. Márcia

      Achei que nunca iria voar na minha vida não tinha medo tinha pavor, me arrepiava só de pensar.
      Até que minha comadre resolveu comemorar seu niver em Salvador.fiquei desesperada mais meu marido comprou as passagens as duas semanas antes do voo passava até mal. Fomos em 9 pessoas.
      Enfim no dia entrei chorando no avião todo mundo me olhando a aeromoça veio conversar comigo.
      tampei os ouvidos e fechei os olhos, não vi nada só depois que estava lá em cima me dei conta de que tava tudo bem.

      O voo foi tranquilo o medo passou e veio a emoção de que eu estava voando chegando em Salvador aquela imagem linda tudo iluminada era noite muitas luzes maravilhoso eu mesma pendurada na janela olhando o pouso lindo. Feliz realizada e pronta para fazer novas viagens.
      Vá mesmo que seja pra tomar dois calmantes antes que nem eu fechar os olhos e ouvidos depois vc sentira a emoção de vc ter conseguido. Espero que sirva para quem tem medo. Abraços e sorte a todos.

    27. Marco César de Abreu

      Essa iniciativa é muito boa, sou do Rio de Janeiro e tinha que viajar frequentemente para São Paulo em um curso de Especiliazação na USP, infelizmente não dei continuidade ao curso por medo de avião, certa vez me encontrava em congonhas, no aeroporto, com passagem comprada e tudo, mas desisti do voo para o Rio de Janeiro, enfrentei 07 horas de onibus.
      Espero superar o meu medo e voar com tranquilidade. Parabens pela iniciativa…

    28. Rute

      preciso de ajuda urgente,não que fazer mais

    29. robson

      ai meu Deus me ajudem, eu estou desesperado, tenho que viajar, pois minha esposa esta me esperando em teresina, vamos nos casar apos eu chegar lá, mas to morrendo de medo, eu quero ir, mas meu medo me impede, as passagens ja esta compradas, falta 7 dias pra mim embarcar, alguem por favor me ajude a me acalmar por favor.

    30. luzanira lima

      estou com passagem comprada para viajar para o RIO de Janeiro so que no dia da viagem eu fui para o aeroporto mais não consegui viajar isso ja vai fazer 8 dias me deu crise de ansiedade que eu passei ate pelo posto medico do aeroporto e estou precisando viajar mas quando pensoiagem o meu corpo começa a tremer

    Comentar

     
    Nome:
    E-mail:
    Site:
    Comentário: