GOL Linhas Aéreas Inteligentes | Blog da GOL

 

São Luís. Do Maranhão, da cultura e do reggae – Guia colaborativo

Quando a viagem é boa, as lembranças ficam guardadas pra sempre. Por isso que quando a gente conhece e gosta de uma cidade, temos na ponta da língua um roteiro completo sobre as melhores coisas que tem pra fazer por lá. Assim, recorremos ao pessoal da nossa página no Facebook  e pedimos as dicas do que tem de melhor em São Luís do Maranhão. Uma coisa já dá para adiantar: quem conhece essa cidade garante que é uma viagem inesquecível.

 

Então, vamos lá!

 

A dica da Fernanda e da Joice Carvalho é valiosa: reserve uma tarde para uma volta pelo centro histórico da cidade.

Além das belezas naturais, é claro, uma das primeiras sensações que se tem de São Luís é de que o lugar respira história.

Ande pelas escadarias, suba as ladeiras, observe atentamente a arquitetura dos sobrados e casarões com azulejos portugueses. Só não se esqueça de dar um pulo nas lojinhas e no Mercado Central para comprar algumas coisas que você só encontra por lá.

 

Ao todo, são cerca de 3 mil construções do século XVIII, tombadas como patrimônio histórico pela Unesco. Entre elas, algumas são paradas obrigatórias:

 

Casa do Maranhão, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Casa de Nhozinho guardam um acervo incrível de peças que traduzem a cultura maranhense, além das fachadas de cada prédio, que são um espetáculo a parte. A visita guiada ao Teatro Arthur Azevedo também é imperdível!

 

A noite vai caindo e alguns casarões se abrem para os boêmios. Além da capital do Maranhão, São Luís também é conhecida como a capital brasileira do Reggae. Segundo as dicas do Carlos Danilo Baldez, ali pelo o centro histórico mesmo dá pra encontrar vários bares e clubes que se embalam ao som de origem jamaicana.

Não pense que acabou por aí. Chegou a hora de falar das praias. Tem tanta beleza natural que circunda a cidade que fica até difícil escolher qual passeio fazer primeiro. Entre as dicas que enviaram pra gente, estão a Praia do Olho D’água, a Praia Litorânea e Araçagi. Para os surfistas, a praia de São Marcos tem ótimas ondas e movimento de jovens pelos bares e quiosques.

Uma indicação preciosa da Valdiane Belém: pra quem quer tranqüilidade, Praia de Panaquatira. As águas calmas atraem os moradores e visitantes que podem tomar Sol tranquilamente e ainda saborear pratos típicos maranhenses em um restaurante bem rústico a beira-mar.

Agora, se você tem um tempinho a mais para essa viagem, todo mundo tem uma só dica: Lençóis Maranhenses. Esse é um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas de todo o mundo. Também, é impossível não se impressionar com as dunas salpicadas de lagos de águas com vários tons de verde e azul.

Para se chegar até Barreirinhas, município onde fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tem ônibus que saem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís – são 162 Km por via terrestre. Ainda tem como chegar lá pelo mar, em embarcações especiais que fazem o trajeto, ou até mesmo de carro. Mas atenção! É importante que o veículo tenha tração nas quatro rodas para enfrentar trechos um pouco mais complicados.

 

Bom, esperamos que você tenha gostado desse roteiro colaborativo! Quem sabe você é o próximo a dar suas dicas sobre São Luís do Maranhão. Clique aqui e acesse o nosso site para ir voando para essa maravilha de cidade. =)

 

Imagens retiradas de http://gol.vc/RoNl8B

Voe GOL

Tags: Ande, Arquitetura, Azevedo, Boa

Comentar

 
Nome:
E-mail:
Site:
Comentário: