GOL Linhas Aéreas Inteligentes | Blog da GOL

 

Tire dúvidas sobre gravidez e viagens

A editora do Blog Viajando com Pimpolhos, Sut-Mie Guibert, esclarece dúvidas e dá dicas para as mamães planejarem viagens de avião.

Estou grávida. Posso viajar de avião?

A gravidez tem as suas particularidades, e viajar de avião não foge à regra: seja a trabalho, lazer ou necessidade, grávidas podem sim pegar um avião, mas, respeitando certas normas:

A gravidez não pode ser de risco, a gestante não deve ter pressão alta, e ambos, mãe e bebê, devem estar com boa saúde. Checado anteriormente pelo médico obstetra, nada os impede de voar.

Qual o melhor momento para viajar?

O mais aconselhável e confortável é no segundo trimestre de gravidez, já que as gestantes não sentem mais tantos enjoos, a barriga já aparece, mas não incomoda tanto e nem pesa.

No terceiro trimestre, depois do 8º mês, é aconselhável fazer somente pequenas viagens para perto, dando preferência ao transporte terrestre.

Regras da GOL  para viajar grávida

Cada companhia tem as suas regras, por isso, se informe antes de embarcar.

A gestante sempre tem prioridade, tanto na fila do check-in, com balcão prioritário, quanto no embarque.

Na GOL, a partir da 27ª semana de gestação (6 meses), a grávida deve preencher uma Declaração de Responsabilidade no check-in, fornecida pela companhia, e viajar com uma cópia dessa Declaração.

Entre a 28ª e 35ª semana de gestação (7 a 8 meses), essa mesma Declaração é preenchida, e a grávida também precisa apresentar um Atestado Médico, autorizando a viagem em avião de Cabine Pressurizada. Dica: peça ao seu obstetra vários atestados – eles serão necessários tanto na ida, quanto na volta e, caso seja um trajeto com mudanças de companhias aéreas, pode ser que algumas delas fiquem com o atestado. Tire uma cópia para deixá-la com a companhia aérea.

Se você precisar viajar de avião além desse prazo, entre a 36ª e 39ª semana de gestação (9 meses incompletos), isso só pode ser feito na companhia do médico responsável! E depois das 40 semanas (9 meses completos), a grávida não pode mais embarcar, exceto se acompanhada pelo médico obstetra.

Há uma semana de ter a minha segunda filha e como boa viajante inveterada que sou, viajei com a GOL para o Nordeste, aos 4 meses de gravidez. Aos 6 meses, fui para Buenos Aires. Os destinos são excelentes para uma Babymoon, uma nova Lua de Mel antes do bebê nascer! Lugares perfeitos para descansar, relaxar, curtir as férias e que não exigem muitas horas de voo!”, conta Guibert.

Dicas para uma viagem de avião mais confortável:

- Peça um lugar onde possa esticar as pernas (primeira fila logo após a executiva);

- Caso seja daquelas grávidas que vão muito ao banheiro, tente ficar no corredor;

- Leve meias elásticas com alguma compressão. Levante e ande de vez em quando para ativar a circulação sanguínea e evitar inchaço e também para evitar o aparecimento de varizes e trombose, já que no avião os riscos são maiores;

-  Beba bastante água para se hidratar e conter os efeitos do ar seco do avião;

- Coloque roupas bem confortáveis para não se sentir apertada. A posição sentada durante horas já é bastante incômoda.

- Não se esqueça de levar umas barras de cereais, biscoitos, alguma fruta…o avião pode atrasar ou pode bater uma fominha de grávida no meio do voo!

- E claro, fale com o seu médico sobre os riscos, os medicamentos a tomar caso sejam necessários, e ande com os atestados e telefones de contato!

Com estas precauções, com certeza fará uma viagem única e romântica! Garanto que as lembranças da viagem se tornam ainda mais especiais!

Voe GOL

Tags: GOL, gravidez, Viajando com Pimpolhos,

Comentários

  1. tatiane

    estou de cinco meses de gestacao e boa saude….posso viajar tranquila

  2. joas sancho

    ola, eu e minha esposa estamos pretendendo viajar de fortaleza para brasilia, esta com oito meses gestacional, nao é gravidez de risco.há algum risco? podemos viajar tranquilo? o que precisa?

  3. golcomunicacao

    Joas, como a Sut-Mie relatou não há problemas para grávidas, mas é sempre melhor consultar o médico. Só eles sabem das necessidades de cada paciente, não é mesmo?
    Qualquer problema, volte a nos procurar, ok?
    Grande abraço e parabéns pelo filho!

  4. ana paula

    olá, eu estou de 9 semanas de gestação posso viajar de avião ?

  5. golcomunicacao

    Ana Paula, é importante você consultar o seu médico, sempre.
    No entanto, como apontou a Sut-Mie, não há problemas evidentes.

  6. sandra maria

    vou viajar de manaus para fortaleza e estou com 27 semana de gravidez tem algum problema

  7. golcomunicacao

    Oi Sandra!

    Se você estiver grávida ou for acompanhar uma gestante, vá ao balcão de check-in da GOL, no aeroporto de embarque, para pedir pelo atendimento preferencial. É importante lembrar que se a gravidez for de até 27 semanas, ou 25 semanas no caso de gêmeos, não é necessário apresentar nenhum atestado médico para viajar.

    Mas se a gestante estiver entre a 28ª e 36ª semana de gestação, ela deverá preencher a Declaração de Responsabilidade, fornecida pela GOL, e apresentar um atestado médico que autorize a viagem aérea.

    Você pode encontrar mais informações em nosso site, neste link: http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/

    Abraços

  8. Sinderlei Júnior

    Oi minha mãe esta gravida de 5 meses estamos indo pra fortaleza de manaus tem alhum problema ?

  9. Aryelle Boechat

    Olá! Quero viajar para Vitória/ES em agosto, estarei c/ 35 semanas de gestação, será que haverá algum problema?

  10. allane

    estou com 28 semanas de gestacao posso viajar sem autorizacao medica ….

  11. allane

    oi estou com 28 semanas de gestacao posso viajar sem autorizacao medica?

  12. Antônio

    Bom dia.
    Vou viajar com a minha mulher grávida e gostaria de saber se o atestado médico tem de ser com data do dia da viagem ou pode ser com data anterior.
    Aguardo.

  13. mercino

    minha esposa vai fazer 8 meses de gravidez esta em bom estado de saude pode viaja de aviao com o atestado medico

  14. Ana Carolina

    Oi, estou com 11 semanas, há algum risco de uma viagem para o exterior?

  15. quezia duarte

    olá, estou atualmente com 27 semanas e moro em buenos aires, vou viajar para o brasil em maio, e vou estar com 32 semanas, preciso necessariamente da declaração e do atestado?

  16. julia

    xtou com 8 meses de gravidez e possivel sair de Angola para os Estados Unidos.

Comentar

 
Nome:
E-mail:
Site:
Comentário: