Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

 
 
2 a 11 anos
0 a 23 meses
declaro que li e concordo com o regulamento
declaro que li e concordo com o regulamento
declaro que li e concordo com o regulamento
declaro que li e concordo com o regulamento
declaro que li e concordo com o regulamento
declaro que li e concordo com o regulamento
 
  • - Preencha o campo Nome.
  • - Preencha o campo Sobrenome.
  • - Preencha o campo Origem.
  • - Preencha o campo Destino.
  • - Preencha o campo Destino ou Valor.
  • - Preencha o campo Ida.
  • - Preencha o campo Volta.
  • - Preencha o campo Localizador.
  • - Preencha o campo CPF.
  • - Preencha o campo Smiles.
  • - Preencha o campo Data do Voo.
  • - Marque o campo Declaro que li e concordo com o regulamento.
  • - Preencha o campo Número do Voo

Dia de comissário: curiosidades de quem faz seu voo

26 de agosto de 2016

Conheça a rotina dos profissionais da GOL responsáveis por ajudar os clientes em todos os voos da companhia aérea e, principalmente, por zelar pelo conforto e segurança de cada trecho.

 

CHEGADA. O comissário chega, dependendo do aeroporto, uma hora antes da decolagem. Se estiver em sua base, local onde inicia e termina sua programação de voo, ele segue para o Despacho Operacional – é lá que eles se reúnem para fazer o check-in e falar sobre os voos daquele dia. Já se ele tiver pernoitado fora de sua base, vai para a aeronave. PRÉ-EMBAQUE. Ao chegar na aeronave, os comissários verificam se está tudo pronto para recepcionar os clientes. Checam a segurança dos equipamentos de emergência da cabine e a limpeza e arrumação dela, conferindo a presença de itens como cartão de segurança e sacos de enjoo. Recebem o abastecimento do catering com o serviço de bordo. EMBARQUE. Os comissários se distribuem ao longo da cabine para recepcionar os clientes e atender prontamente as solicitações e as dúvidas. Após fecharem as portas da aeronave, fazem a demonstração de segurança, verificam se a cabine está pronta para decolagem e seguem para suas estações. EM VOO. Após apagar o aviso de atar cintos, os tripulantes montam o serviço de bordo. Em voos internacionais, antes do serviço de bordo, eles distribuem a documentação para entrada no país de destino. Quando finalizado, os comissários recolhem os materiais para descarte. Depois, se alternam para se alimentar. Os comissários sempre estão atentos para proporcionar conforto aos clientes e zelar pela segurança a bordo. POUSO. Na preparação para o pouso, eles checam a cabine para garantir que os cintos estejam afivelados, as bagagens, acomodadas, e os compartimentos das galleys (onde ficam os alimentos), fechados. Autorizado o desembarque, a tripulação se despede dos clientes e começa a preparar a cabine para sua nova etapa. DESCANSO. Caso o comissário vá pernoitar no destino, ele segue com a tripulação para o hotel, onde terá tempo para descansar. O colaborador fica livre até o momento de encontrar a tripulação no saguão do hotel e então regressar ao aeroporto para o próximo voo.

 

Leia esta e outras reportagens na Revista da GOL de agosto

blog comments powered by Disqus

Últimos posts

Edições anteriores

Últimos tweets