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Pessoas com deficiência: descubra os cuidados especiais oferecidos pela GOL

22 de junho de 2016

Pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida recebem atenção especial quando escolhem voar pela GOL. A companhia aérea facilita a vida de quem precisa de cuidados específicos do momento da compra da passagem à circulação no aeroporto, preferência no check-in, atenção no embarque e acomodação dentro do avião. Conheça alguns desses recursos e entenda a melhor forma de aproveitar cada um.

 

Em casa. O cliente deve informar o tipo de cuidado de que precisa ao comprar a passagem, indicando, por exemplo, se pode subir, descer escadas ou percorrer longas distâncias. Se precisar de companhia, a GOL vai designar alguém para recebê-lo no aeroporto e oferecer a melhor assistência possível por uma boa experiência. O site da GOL é adaptado para quem tem deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida. Com recursos como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado, qualquer um pode tirar dúvidas e comprar passagens. No aeroporto. Se o cliente tiver avisado, no momento da compra da passagem, do tipo de cuidado de que precisa, um funcionário da GOL estará preparado para acompanhá-lo pelo aeroporto. A GOL tem cadeiras de rodas e quem preferir pode usar a própria para chegar até o avião. As lojas da GOL em Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, têm uma máquina que reproduz a imagem holográfica de uma pessoa traduzindo simultaneamente para e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Dessa forma, funcionário e clientes com deficiência auditiva podem se comunicar melhor. O equipamento inovador estará nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, até setembro. Check-in. Tanto no check-in como no portão de embarque, há um atendimento dedicado aos clientes com qualquer tipo de deficiência identificado pela placa “Assistência Especial”. Você será o primeiríssimo, com embarque preferencial, à frente, inclusive dos clientes Smiles. Embarque. As cadeiras elevatórias próprias – chamadas de Stair Trac ou Liftkar – podem levar os clientes que precisarem desse tipo de ajuda até a cabine do avião. Os aeroportos oferecem ainda os ambulifts, compartilhados entre todas as companhias aéreas. No avião. Clientes que dependem de outra pessoa para garantir seu bem-estar e segurança podem viajar com um acompanhante, que pagará apenas a taxa de embarque. Basta submeter à GOL os dados médicos que confirmem a impossibilidade de viajar sozinho. Cão-guia e cão de acompanhamento podem viajar na cabine. O cachorro é acomodado aos pés do cliente, geralmente na primeira fileira de assentos. Seu transporte é gratuito, mas é preciso ter identificação, comprovação de treinamento, carteira de vacinação em dia e, para voos internacionais, um certificado veterinário especial. Pessoas com deficiência visual também contam com folhetos de segurança em braile a bordo e podem receber ajuda do chefe de cabine durante todo o voo.

 

Leia esta e outras reportagens na Revista da GOL de junho

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