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7 exercícios simples para você praticar em viagens longas

16 de dezembro de 2015

A viagem de avião vai demorar? Então, prepare-se para cuidar da saúde. “Quando ficamos sentados por várias horas, o sangue que retorna ao coração encontra mais dificuldade para vencer a gravidade. Assim, existe sempre o risco de dores musculares e até de trombose”, alerta a fisioterapeuta Jeanette Janaina Jaber Lucato, docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo.

Apesar de ser um evento raro, a trombose, explica Jeanette, pede atenção. “Ela é causada pela coagulação do sangue no interior das veias, principalmente dos membros inferiores. Os sintomas mais comuns são inchaço e dor.” Para evitar estes problemas, a fisioterapeuta indica exercícios simples de alongamento para você fazer na poltrona do avião. Eles devem ser praticados a cada 60 ou 90 minutos. Anote as dicas e não se esqueça de levá-las no seu próximo voo, hein?

 

1. Sentado na poltrona e com os dois pés apoiados no chão, levante os calcanhares, deixando as pontas dos pés encostadas no solo. Segure por cinco segundos e abaixe os calcanhares. Repita dez vezes.

 

 

2. Agora, com os dois pés apoiados no chão, levante as pontas dos pés (também por cinco segundos), mantendo os calcanhares apoiados no solo. Repita 10 vezes.

 

 

3. Ainda sentado, levante uma perna de cada vez e mova o pé lateralmente, dez vezes para a direita e dez vezes para a esquerda.

 

 

4. Se o espaço da poltrona permitir, estique uma perna e faça movimentos de rotação com o pé (20 voltas). Repita com a outra perna.

 

 

5. Estique bem os braços, alongando-os, primeiro para a frente e depois para cima.

 

 

6. Faça movimentos circulares com os ombros, para frente (10 vezes) e para trás (mais 10 vezes).

 

 

7. Realize caminhadas curtas no corredor da aeronave.
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